Pular para o conteúdo principal

D365FO e Power Automate - Envio de E-mail de Solicitação de Manutenção

Esta é a mais uma parte de uma sequencia de textos sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO.

Só que neste texto vou misturar o D365FO com o Power Automate, fazendo o disparo de e-mail avisando o Solicitante da Manutenção o Estágio/Status do serviço solicitado.

Se você quiser saber mais sobre os textos de Gerenciamento de Ativo (Asset Management), segue os Links:

Parte 01 - Gerenciamento de Ativo

Parte 02 - Criar Ativo

Parte 03 - Criar Solicitação de Manutenção

Parte 04 - Gestão da Solicitação de Manutenção

Parte 05 - Criar Ordem de Serviço - Manutenção

Parte 06 - Gerir ordem de Serviço - Manutenção 

Parte 07 - Atualizar Estado da SM via OS


Para que seja possível fazer o Dynamics 365 FO integrar com o Power Automate funcionar precisamos de um "Gatilho", que será o disparo de uma "Regra de Alerta" dentro do D365FO.

Criar Regra de Alerta no Campo de "Estado do Ciclo de Vida" na Solicitação de Manutenção


Após criar o "Gatilho" no D365FO, vamos para o Power Automate para configurar o fluxo:


Para que seja possível trabalhar com as informações, é preciso inserir uma ação de "Analisar JSON", conforme imagem abaixo:


Após irei inserir uma condição para verificar o número da "Regra de Alerta", lembrando que o Gatilho é a execução de um alerta, apenas nessa etapa de "Condição" que vamos inserir o número do alerta, conforme imagem:



Feito isso o próximo passo é "Obter um Registro" do D365FO, neste caso vamos buscar a informação da entidade "AssetMaintenanceRequestsV2", fazendo isso vamos localizar a Solicitação de Manutenção e os dados existentes na entidade:



Na entidade da Solicitação de Manutenção, vamos ter o requisitante/Solicitante mas não vamos ter o endereço do e-mail, para conseguir o endereço do e-mail vamos adicionar mais uma ação para "Obter um Registro" do D365FO da entidade de "Workers", conforme imagem:


A próxima etapa é inserir o envio do "Email", inserindo o endereço de e-mail, assunto e detalhando o texto do corpo do e-mail com as variáveis necessárias, conforme exemplo abaixo:



Você pode inserir mais condições para personalizar um texto do e-mail para cada Estado do Ciclo de Vida, isto é, um e-mail para quando a SM estiver em andamento, um texto/e-mail diferente quando tiver "Concluída" ou até mesmo um diferente para quando a SM for Cancelada.


Bom, fique a vontade em inserir e trabalhar com novas condições.


Se você quiser saber mais sobre o Power Automate, segue o Link de alguns que já postei sobre o assunto:

Bloquear Novo Fornecedor - D365FO e Power Automate

Aprovar Fornecedor - D365FO e Power Automate

Power Automate - Cadastro de CEP D365FO

Power Automate - Alerta de Temperatura

Power Automate - Consulta de CEP

Alerta de Cotação de Moeda - Power Automate

Power Automate Desktop


O que achou? Deixe seu comentário e sugestões para próximos textos.


Espero ter ajudado...

Oswaldo Vecci

MCT - Consultor Funcional

Ajudando empresas na melhoria de seus processos e sistemas, otimizando tempo e reduzindo custo. Orientando pessoas no aprimoramento de seus conhecimentos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acompanhar Respostas do Microsoft Forms no Excel Automaticamente

No post anterior falei um pouco como é o Microsoft Forms e como criar, editar e enviar uma pesquisa e/ou questionário, agora pretendo falar sobre as respostas. É possível carregar as respostas de forma automática em uma Planilha de Excel, sempre que alguém responder?? Sim e vou mostrar como. Como pré-requisito é necessário um questionário no Forms conforme visto no link abaixo: Criando Pesquisas e Questionários no MS Forms A configuração fiz no Microsoft Flow, utilizando um modelo já existente "Acompanhar as respostas do Microsoft Forms em uma planilha do Excel Online", conforme imagem: Configurei as contas de ambos serviços (Forms e Excel) e fiz a definição de onde se encontra cada informação, conforme imagem abaixo: Assim que algum responder o questionário (Gatilho) será criada uma nova linha em uma Planilha Excel (Ação), preenchendo cada campo da planilha, conforme exemplo abaixo: Portanto isso mostra uma forma de integrar a...

Criar Linhas e Informações no D365, Copiando Linhas e Colunas do Excel

Você já precisou criar uma ordem de compra, ordem de venda ou até mesmo linhas de diários no D365 onde era necessário adicionar diversas linhas com informações de código do item, quantidade, preços, depósitos entre outras informações que você tinha em uma planilha EXCEL e precisou criar linha a linha, demorando minutos e até mesmo horas. Sabia que você pode copiar linhas e colunas do EXCEL e colar no D365 e o sistema irá criar e preencher as informações de cada linha e de cada coluna, de forma automática, simplesmente com um CTRL C e um CTRL V?!?!? Simples, segue o passo a passo abaixo... Primeiro você precisa ter as informações na planilha EXCEL, conforme exemplo simples abaixo: Após copiar (CTRL C) basta criar uma linha nova no D365 e colar (CTRL V): Clicar em Salvar Pronto!!!! O D365 irá criar linha a linha, copiando a informação e carregando o que consta na configuração padrão, exemplo nome do produto e data, como se fosse criada a linha manualmente. Sim, mais fácil que parece, bas...

Casos - Dynamics 365 FO

O D365FO tem uma ferramenta que pode ser usada para diversos fins, está ferramenta é os "Casos". Podemos citar exemplos de uso como:  Abertura de um chamado para resolução de um problema de atendimento ou serviço; Registro de um incidente de recebimento, transporte, carga entre outros ligado a logística; Sequenciamento de atividades para um cadastro de cliente, produto e/ou fornecedor;  Gestão de pós venda e pesquisa de satisfação Solicitação de uma análise de qualidade de um produto;   Registrar e gerir reclamações ou incidentes de clientes; Solicitação e gestão de treinamento, certificações e novas posições no que diz respeito a recursos humanos; Solicitações ou alterações de benefícios e dados por parte dos usuários/funcionários; Imagina o seguinte cenário...  Você é do time de relacionamento ou SAC e recebe um contato do Cliente informando um defeito/problema em um dos produtos, no D365FO, você pode fazer o registro desta reclamação, ao fazer este registro v...