Este texto tem como objetivo ser o primeiro de uma série de textos que irei fazer sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO.
O Gerenciamento de Ativo tem como função fazer a gestão dos ativos da empresa como máquinas, equipamentos, veículos entre outros e os seus trabalhos de manutenção seja elas preventivas, corretivas ou emergenciais.
Este módulo é integrado com os demais módulos do D365FO como o módulo de Ativo Fixo, Compras, Recursos Humanos entre outros, e também com Power Platform, como por exemplo a utilização de Apps (via Power Apps) para a criação de solicitações de manutenção.
Para começar, vamos falar sobre Locais Funcionais e Ativos dois conceitos e cadastros importantes para o pleno funcionamento do Módulo de Gerenciamento de Ativo.
Locais Funcionais:
Os Locais Funcionais tem o conceito de ser um agrupamento de Ativos ou até mesmo um nível superior, resumidamente são os "locais" onde serão instalados "Ativos".
O uso dos Locais Funcionais podem ser feitos por:
- Função, isto é criar os locais funcionais de acordo com tipos de ativos que tem comportamento semelhante. Exemplo: "Garagem" é um local funcional onde será agrupados e "instalados" todos os ativos "Veículos".
- Processo, isto é criar os locais funcionais de acordo com o fluxo de processo da empresa. Exemplo: "Empacotamento" é um local funcional onde será agrupados e instalados todos os ativos do fluxo de processo de Empacotamento da empresa.
- Espacial, nada mais é do que o local físico e geográfico. Exemplo: "Garagem Site A" ou "Garagem Site B", outro exemplo é "Empacotamento de Arroz" e "Empacotamento de Soja", semelhante as duas propostas anteriores mas com uma visão de espaço, dividindo fisicamente os locais.
Na minha opinião o melhor cenário é o terceiro "Espacial", pois é visual e lógico aos usuários.
Ativo:
O Ativo, nada mais é do que a "coisa" que empresa pretende controlar, com gestão do ativo e manutenção, podemos citar exemplos como:
- Máquinas
- Equipamentos
- Veículos
Para a criação de um novo ativo temos duas formas de fazer.
A primeira é diretamente no módulo de Gerenciamento de Ativo.
Se a empresa já utiliza o Módulo de Ativo Fixo e seus ativos já constam cadastrados no D365, a segunda forma, é utilizando uma função para importar os ativos existentes no Modulo de Ativo Fixo.
Acompanhe o blog que nos próximos textos falo sobre a criação de Ativo com o passo a passo.
O que achou? Deixe seu comentário e sugestões para próximos textos.
Espero ter ajudado...
Muito Bom.... Esclarecedor. Muito Obrigado Oswaldo!
ResponderExcluir