Esta é a terceira parte de uma sequencia de textos sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO.
Na primeira parte falamos um pouco sobre o módulo e os conceitos sobre Locais Funcionais e Ativos.
Na segunda parte trouxe um passo a passo para a criação de um ativo no Módulo de Gerenciamento de Ativo.
Abaixo link para acessar as outras partes:
Parte 01 - Gerenciamento de Ativo
Neste texto vou trazer o passo a passo para a criação de uma Solicitação de Manutenção, mas antes disso quero passar as configurações necessárias sendo elas:
- Estados e Modelos de Ciclo de Vida da Solicitação de Manutenção
- Tipos de Solicitação de Manutenção
- Ativos e/ou Locais Funcionais criados.
Estado de Ciclo de Vida da Solicitação de Manutenção:
Esta configuração esta no caminho: Gerenciamento de Ativos->Configuração -> Solicitação de Manutenção -> Estados de Ciclo de Vida
Os "Estados de Ciclo de Vida de Solicitação de Manutenção" nada mais é do que o status/estágio que uma solicitação pode ter e dentro deles uma série de parâmetros/configurações, por exemplo podemos criar um "Estado" de "Criado" outro de "Em Atendimento" outro de "Resolvido" e assim por diante.
Modelos de Ciclo de Vida de Solicitação de Manutenção:
Após a criação dos Estados, é necessário a criação de um ou mais modelos e habilitar cada estágio para dentro de cada modelo.
Caminho: Gerenciamento de Ativos->Configuração -> Solicitação de Manutenção -> Modelos de Ciclo de Vida
Como podemos ver na imagem acima, é nos "Modelos de Ciclo de Vida" que é feita a seleção de quais estágio/status a solicitação pode/deve ter.
IMPORTANTE: guarde este conceito de "Estágio" e "Modelo" do Ciclo de vida, pois ele é utilizado não só em uma Solicitação de Manutenção mas também para o Ciclo de Vida de Ativo, Ciclo de vida da Ordem de Serviço entre outros dentro do módulo de Gerenciamento de Ativo.
Tipos de Solicitação de Manutenção:
Outro setup importante e obrigatório é o "Tipo de Solicitação de Manutenção", que são usados para categorizar as solicitações, por exemplo manutenção preventiva ou corretiva, até mesmo um tipo de manutenção emergencial.
É no Tipo de Solicitação de Manutenção" que podemos fazer o vinculo com o "Modelo de Ciclo de Vida" definindo um padrão para cada solicitação.
Caminho: Gerenciamento de Ativos->Configuração -> Solicitação de Manutenção -> Tipos de Solicitação de Manutenção.
Como podemos ver na imagem acima, alguns exemplos de "Tipos de Manutenção"
Ativo ou Locais Funcionais:
O último setup necessário é a criação de um ativo e/ou um local funcional, pois será obrigatório o preenchimento em uma solicitação de manutenção.
O passo a passo para a criação, já foi postado neste blog, na parte 02 com o link abaixo:
Solicitação de Manutenção:
Bom, após feito os pré-requisitos, isto é, as configurações obrigatórias, vamos para o passo a passo da criação da Solicitação de Manutenção, que é muito simples.
Caminho: Gerenciamento de Ativos -> Solicitação de Manutenção -> Todas as Solicitações de Manutenção.
Ao criar um novo, clicando em "Criar", irá abrir uma nova tela:
Onde devera ser preenchido as informações de:
- Nome ou Descrição para a Solicitação
- Ativo e/ou Locais Funcionais.
- Nível de Serviço
- Tipo de Solicitação de Manutenção
- Campo de Notas - Campo de Texto para o usuário detalhar o que deseja solicitar.
Podemos configurar para que seja permitido ou até mesmo obrigatório que o requisitante da solicitação preencha as informações de Falhas como o "Sintoma de falha", a "causa da falha" e o "Tipo da falha".
Pronto!
Ao confirmar, a Solicitação de Manutenção será criada e já pode ser analisada e tratada pelo time/setor responsável.
Nos próximos textos vamos ver a gestão da Solicitação de Manutenção, Criação da Ordem de serviço e os demais controles e funções que o módulo disponibiliza.
O que achou? Deixe seu comentário e sugestões para próximos textos.
Espero ter ajudado...
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