Pular para o conteúdo principal

D365FO - Gerenciamento de Ativo/Asset Management - Solicitação de Manutenção - Parte 03

Esta é a terceira parte de uma sequencia de textos sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO.

Na primeira parte falamos um pouco sobre o módulo e os conceitos sobre Locais Funcionais e Ativos.

Na segunda parte trouxe um passo a passo para a criação de um ativo no Módulo de Gerenciamento de Ativo.


Abaixo link para acessar as outras partes:

Parte 01 - Gerenciamento de Ativo

Parte 02 - Criar Ativo


Neste texto vou trazer o passo a passo para a criação de uma Solicitação de Manutenção, mas antes disso quero passar as configurações necessárias sendo elas:

- Estados e Modelos de Ciclo de Vida da Solicitação de Manutenção

- Tipos de Solicitação de Manutenção

- Ativos e/ou Locais Funcionais criados.


Estado de Ciclo de Vida da Solicitação de Manutenção:

Esta configuração esta no caminho: Gerenciamento de Ativos->Configuração -> Solicitação de Manutenção -> Estados de Ciclo de Vida










Os "Estados de Ciclo de Vida de Solicitação de Manutenção" nada mais é do que o status/estágio que uma solicitação pode ter e dentro deles uma série de parâmetros/configurações, por exemplo podemos criar um "Estado" de "Criado" outro de "Em Atendimento" outro de "Resolvido" e assim por diante.


Modelos de Ciclo de Vida de Solicitação de Manutenção:

Após a criação dos Estados, é necessário a criação de um ou mais modelos e habilitar cada estágio para dentro de cada modelo.

Caminho: Gerenciamento de Ativos->Configuração -> Solicitação de Manutenção -> Modelos de Ciclo de Vida











Como podemos ver na imagem acima, é nos "Modelos de Ciclo de Vida" que é feita a seleção de quais estágio/status a solicitação pode/deve ter.


IMPORTANTE: guarde este conceito de "Estágio" e "Modelo" do Ciclo de vida, pois ele é utilizado não só em uma Solicitação de Manutenção mas também para o Ciclo de Vida de Ativo, Ciclo de vida da Ordem de Serviço entre outros dentro do módulo de Gerenciamento de Ativo.


Tipos de Solicitação de Manutenção:

Outro setup importante e obrigatório é o "Tipo de Solicitação de Manutenção", que são usados para categorizar as solicitações, por exemplo manutenção preventiva ou corretiva, até mesmo um tipo de manutenção emergencial.

É no Tipo de Solicitação de Manutenção" que podemos fazer o vinculo com o "Modelo de Ciclo de Vida" definindo um padrão para cada solicitação.

Caminho: Gerenciamento de Ativos->Configuração -> Solicitação de Manutenção -> Tipos de Solicitação de Manutenção.









Como podemos ver na imagem acima, alguns exemplos de "Tipos de Manutenção" 


Ativo ou Locais Funcionais:

O último setup necessário é a criação de um ativo e/ou um local funcional, pois será obrigatório o preenchimento em uma solicitação de manutenção.

O passo a passo para a criação, já foi postado neste blog, na parte 02 com o link abaixo:


Parte 02 - Criar Ativo


Solicitação de Manutenção:

Bom, após feito os pré-requisitos, isto é, as configurações obrigatórias, vamos para o passo a passo da criação da Solicitação de Manutenção, que é muito simples.

Caminho: Gerenciamento de Ativos -> Solicitação de Manutenção -> Todas as Solicitações de Manutenção.







Ao criar um novo, clicando em "Criar", irá abrir uma nova tela:
















Onde devera ser preenchido as informações de:

- Nome ou Descrição para a Solicitação 

- Ativo e/ou Locais Funcionais.

- Nível de Serviço

- Tipo de Solicitação de Manutenção

- Campo de Notas - Campo de Texto para o usuário detalhar o que deseja solicitar.
















Podemos configurar para que seja permitido ou até mesmo obrigatório que o requisitante da solicitação preencha as informações de Falhas como o "Sintoma de falha", a "causa da falha" e o "Tipo da falha".


Pronto! 

Ao confirmar, a Solicitação de Manutenção será criada e já pode ser analisada e tratada pelo time/setor responsável.








Nos próximos textos vamos ver a gestão da Solicitação de Manutenção, Criação da Ordem de serviço e os demais controles e funções que o módulo disponibiliza.


O que achou? Deixe seu comentário e sugestões para próximos textos.


Espero ter ajudado...

Oswaldo Vecci

MCT - Consultor Funcional

Ajudando empresas na melhoria de seus processos e sistemas, otimizando tempo e reduzindo custo. Orientando pessoas no aprimoramento de seus conhecimentos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acompanhar Respostas do Microsoft Forms no Excel Automaticamente

No post anterior falei um pouco como é o Microsoft Forms e como criar, editar e enviar uma pesquisa e/ou questionário, agora pretendo falar sobre as respostas. É possível carregar as respostas de forma automática em uma Planilha de Excel, sempre que alguém responder?? Sim e vou mostrar como. Como pré-requisito é necessário um questionário no Forms conforme visto no link abaixo: Criando Pesquisas e Questionários no MS Forms A configuração fiz no Microsoft Flow, utilizando um modelo já existente "Acompanhar as respostas do Microsoft Forms em uma planilha do Excel Online", conforme imagem: Configurei as contas de ambos serviços (Forms e Excel) e fiz a definição de onde se encontra cada informação, conforme imagem abaixo: Assim que algum responder o questionário (Gatilho) será criada uma nova linha em uma Planilha Excel (Ação), preenchendo cada campo da planilha, conforme exemplo abaixo: Portanto isso mostra uma forma de integrar a...

Criar Linhas e Informações no D365, Copiando Linhas e Colunas do Excel

Você já precisou criar uma ordem de compra, ordem de venda ou até mesmo linhas de diários no D365 onde era necessário adicionar diversas linhas com informações de código do item, quantidade, preços, depósitos entre outras informações que você tinha em uma planilha EXCEL e precisou criar linha a linha, demorando minutos e até mesmo horas. Sabia que você pode copiar linhas e colunas do EXCEL e colar no D365 e o sistema irá criar e preencher as informações de cada linha e de cada coluna, de forma automática, simplesmente com um CTRL C e um CTRL V?!?!? Simples, segue o passo a passo abaixo... Primeiro você precisa ter as informações na planilha EXCEL, conforme exemplo simples abaixo: Após copiar (CTRL C) basta criar uma linha nova no D365 e colar (CTRL V): Clicar em Salvar Pronto!!!! O D365 irá criar linha a linha, copiando a informação e carregando o que consta na configuração padrão, exemplo nome do produto e data, como se fosse criada a linha manualmente. Sim, mais fácil que parece, bas...

Casos - Dynamics 365 FO

O D365FO tem uma ferramenta que pode ser usada para diversos fins, está ferramenta é os "Casos". Podemos citar exemplos de uso como:  Abertura de um chamado para resolução de um problema de atendimento ou serviço; Registro de um incidente de recebimento, transporte, carga entre outros ligado a logística; Sequenciamento de atividades para um cadastro de cliente, produto e/ou fornecedor;  Gestão de pós venda e pesquisa de satisfação Solicitação de uma análise de qualidade de um produto;   Registrar e gerir reclamações ou incidentes de clientes; Solicitação e gestão de treinamento, certificações e novas posições no que diz respeito a recursos humanos; Solicitações ou alterações de benefícios e dados por parte dos usuários/funcionários; Imagina o seguinte cenário...  Você é do time de relacionamento ou SAC e recebe um contato do Cliente informando um defeito/problema em um dos produtos, no D365FO, você pode fazer o registro desta reclamação, ao fazer este registro v...