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D365FO - Gerenciamento de Ativo / Asset Management - Ordem de Serviço - Parte 05

Dando sequencia aos textos sobre o módulo de "Gerenciamento de Ativo / Asset Management" do MS Dynamics 365 FO, este é o quarto texto sobre o assunto.

Na primeira parte falamos um pouco sobre o módulo e os conceitos sobre Locais Funcionais e Ativos.

Na segunda parte trouxe um passo a passo para a criação de um ativo no Módulo de Gerenciamento de Ativo.

Na terceira parte temos um passo a passo para a criação das Solicitações de Manutenção.

Na quarta parte falamos sobre a gestão da Solicitação de Manutenção.

Abaixo link para acessar as outras partes:

Parte 01 - Gerenciamento de Ativo

Parte 02 - Criar Ativo

Parte 03 - Criar Solicitação de Manutenção

Parte 04 - Gestão da Solicitação de Manutenção


Já nesta parte, o objetivo é falarmos sobre a criação das Ordens de Serviço e as configurações/setups necessários, sendo eles:

- Estados e Modelos de Ciclo de Vida da Ordem de Serviço

- Tipos de Ordem de Serviço

- Nível de Serviço

- Ativos e/ou Locais Funcionais criados.

Importante dizer que o módulo de "Gerenciamento de Ativos" assim como as ordens de serviço necessitam de um vínculo e integração com "Projetos" do D365FO, portanto como pré-requisito temos que ter os setups básicos do módulo de "Gerenciamento e Contabilidade de Projeto" para que possamos ter o pleno funcionamento.


Estado de Ciclo de Vida da Ordem de Serviço:

Esta configuração esta no caminho: Gerenciamento de Ativos->Configuração -> Ordem de Serviço -> Estados de Ciclo de Vida










Os "Estados de Ciclo de Vida de Ordem de Serviço" nada mais é do que o status/estágio que uma OS pode ter e dentro deles uma série de parâmetros/configurações, por exemplo podemos criar um "Estado" de "Criado" outro de "Em Atendimento" outro de "Resolvido" e assim por diante.

Em cada estágio é possível parametrizar o que será permitido fazer, como por exemplo, adicionar ou excluir linhas, se o estágio irá permitir agendamento, se o estágio defini uma data e hora de início real e/ou final real, podemos configurar se será feita validação no que diz respeito a criação de informações como se foi informado falhas, esta entre outros parâmetros podem ser feitos e utilizados em cada estágio, iremos falar mais sobre alguns deles nos próximos textos.


Modelos de Ciclo de Vida de Ordem de Serviço:

Após a criação dos Estados, é necessário a criação de um ou mais modelos e habilitar cada estágio para dentro de cada modelo.

Caminho: Gerenciamento de Ativos->Configuração -> Ordem de Serviço -> Modelos de Ciclo de Vida



















Como podemos ver na imagem acima, é nos "Modelos de Ciclo de Vida" que é feita a seleção de quais estágio/status a OS pode/deve ter.


IMPORTANTE: guarde este conceito de "Estágio" e "Modelo" do Ciclo de vida, pois ele é utilizado não só em uma Ordem de Serviço mas também para o Ciclo de Vida de Ativo, Ciclo de vida da Solicitação de Manutenção (como já vimos no texto anterior) entre outros dentro do módulo de Gerenciamento de Ativo.


Tipos de Ordem de Serviço:

Outro setup importante e obrigatório é o "Tipo de Ordem de Serviço", que são usados para categorizar as OS, por exemplo manutenção preventiva ou corretiva, até mesmo um tipo de manutenção emergencial.

É no Tipo de Ordem de Serviço" que podemos fazer o vinculo com o "Modelo de Ciclo de Vida" definindo um padrão para cada solicitação.

Caminho: Gerenciamento de Ativos->Configuração -> Ordem de Serviço -> Tipos de Ordem de Serviço.







Como podemos ver na imagem acima, alguns exemplos de "Tipos de Ordem de Serviço".

Outra opção que temos ao categorizar é definir informações obrigatórias, como por exemplo sintomas e causas de falhas, assim podemos definir se um Tipo de Ordem de Serviço obriga a ter informações de Falhas, tempo de inatividade entre outros.


Nível de Serviço:

O nível de serviço pode ser criado pelo caminho abaixo:

Caminho: Gerenciamento de Ativos->Configuração -> Ordem de Serviço -> Nível de Serviço








No exemplo acima, criei níveis de serviço para Alto, Médio e Baixo.


Ativo ou Locais Funcionais:

O último setup necessário é a criação de um ativo e/ou um local funcional, pois será obrigatório o preenchimento em uma Ordem de Serviço.

O passo a passo para a criação, já foi postado neste blog, na parte 02 com o link abaixo:


Parte 02 - Criar Ativo


Ordem de Serviço:

Bom, após feito os pré-requisitos, isto é, as configurações obrigatórias, vamos falar um pouco sobre as Ordens de Serviço.

As OS podem ser criadas de diversas formas sendo elas:

- Manualmente pelos usuários em "Todas as Ordens de Serviço".

- Criar "Ordem de Serviço" através de uma Solicitação de Manutenção.

- Criar via processo de "Plano de Manutenção" ou via "Round de Manutenção".


Criar Ordem de Serviço - Via Solicitação de Manutenção:

Para este primeiro passo a passo, se faz necessário uma Solicitação de Manutenção criada, se tiver dúvidas de como criar, consultar o texto da Parte 03, link abaixo:

Parte 03 - Criar Solicitação de Manutenção


Caminho: Gerenciamento de Ativos -> Solicitação de Manutenção -> Todas as Solicitações de Manutenção.






Se o estágio da "Solicitação de Manutenção" permitir, clicar em "Criar - Ordem de Serviço", conforme imagem, irá abrir uma nova tela:



















Irá abrir uma nova tela, onde devera ser preenchido as informações de:

- Tipo de Ordem de Serviço

- Nível de Serviço

- Tipo de Trabalho de Manutenção

Algumas informações irá vir de forma automática por já ser preenchidas na Solicitação de Manutenção.


Ao confirmar o D365 irá criar uma Ordem de Serviço.


Criar Ordem de Serviço - Manualmente:

Outra forma de criar uma Ordem de Serviço é manualmente pela tela de "Todas as Ordens de Serviço".

Caminho: Gerenciamento de Ativo -> Ordem de Serviço -> Todas as Ordens de Serviço.







Ao clicar em "Criar", irá abrir uma nova tela, conforme imagem acima.

Onde deverá ser preenchido as informações de:

- Tipo da Ordem de Serviço

- Descrição

- Ativo

- Tipo de trabalho de Manutenção

- Nível de Serviço


Pronto! 

Ao confirmar, a Ordem de Serviço será criada e já pode ser analisada e tratada pelo time/setor responsável.










Nos próximos textos vamos ver a gestão da Ordem de Serviço criada para a Manutenção como por exemplo os ajustes do Status/Estágios e os demais controles e funções que o módulo disponibiliza.


O que achou? Deixe seu comentário e sugestões para próximos textos.


Espero ter ajudado...

Oswaldo Vecci

MCT - Consultor Funcional

Ajudando empresas na melhoria de seus processos e sistemas, otimizando tempo e reduzindo custo. Orientando pessoas no aprimoramento de seus conhecimentos.



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