Pular para o conteúdo principal

D365FO - Gerenciamento de Ativo/Asset Management - Gestão da OS - Parte 06

Esta é a mais uma parte de uma sequencia de textos sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO.

Na primeira parte falamos um pouco sobre o módulo e os conceitos sobre Locais Funcionais e Ativos.

Na segunda parte trouxe um passo a passo para a criação de um ativo no Módulo de Gerenciamento de Ativo.

Na terceira parte temos um passo a passo para a criação das Solicitações de Manutenção.

Na quarta parte falamos sobre a gestão da Solicitação de Manutenção.

Já na quinta parte temos um passo a passo para a criação da Ordem de Serviço, seja manual ou via SM.

Abaixo link para acessar as outras partes:


Parte 01 - Gerenciamento de Ativo

Parte 02 - Criar Ativo

Parte 03 - Criar Solicitação de Manutenção

Parte 04 - Gestão da Solicitação de Manutenção

Parte 05 - Criar Ordem de Serviço - Manutenção


Neste texto vamos falar sobre a gestão da Ordem de Serviço.


Atualizar Estágio/Status da Ordem de Serviço

Sempre é necessário que seja feita a atualização do Estágio/Status que está a Ordem de Serviço, por exemplo assim que for iniciado o atendimento, podemos alterar de "Criado" para "Em Atendimento".

Para isto basta clicar em "Atualizar o Estado da Ordem de Serviço":





Irá abrir a tela abaixo:








Lembrando que os estágios/status da Ordem de Serviço é configurado, tanto o nome, como as funcionalidades que cada um pode ter (já falamos sobre nos textos anteriores).


Definir um "Responsável" ou "Grupo de Responsável":

Outra informação que pode ser inserida ou atualizada na OS é a definição de "Grupo de responsável" e/ou "Responsável", conforme imagem:




Importante: Para que seja possível inserir um Grupo, deve ser feito um cadastro prévio e para que seja possível inserir um "Responsável" ele deverá ser cadastrado como um "Trabalhador de manutenção", detalhes sobre estes cadastros foram citados na Parte 04, com o link abaixo:


Parte 04 - Gestão da Solicitação de Manutenção


Atualizar e/ou Informar Falhas

Outra informação que pode ser inserida ou atualizada na Ordem de Serviço, são as informações de falhas, conforme imagem:





Assim é possível inserir, entre outras informações um "Sintoma de Falha", "Tipo de falha" até mesmo uma "Causa de Falha".


Tempo de Inatividade de Manutenção

Em muitos casos, o Ativo que necessita da manutenção, ficou inativo e você quer efetuar o registro deste tempo de inatividade seja emergencial ou planejada, para isto deve clicar no caminho e tela abaixo:




Na tela de "Tempo de Inatividade de Manutenção", você deve cadastrar uma ou mais linha com o dia e horário de início e fim que o Ativo/Máquina ficou inativa/parada.

É possível inserir um "Código de Motivo" que pode ser gerenciado e sair em relatórios e análises posteriores.


Bom existem outras diversas informações que podem ser gerenciadas, ajustadas ou inseridas na Ordem de Serviço, mas ficamos por aqui.

Nos próximos textos vamos falar sobre os demais controles e funções que o módulo disponibiliza.


O que achou? Deixe seu comentário e sugestões para próximos textos.


Espero ter ajudado...

Oswaldo Vecci

MCT - Consultor Funcional

Ajudando empresas na melhoria de seus processos e sistemas, otimizando tempo e reduzindo custo. Orientando pessoas no aprimoramento de seus conhecimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acompanhar Respostas do Microsoft Forms no Excel Automaticamente

No post anterior falei um pouco como é o Microsoft Forms e como criar, editar e enviar uma pesquisa e/ou questionário, agora pretendo falar sobre as respostas. É possível carregar as respostas de forma automática em uma Planilha de Excel, sempre que alguém responder?? Sim e vou mostrar como. Como pré-requisito é necessário um questionário no Forms conforme visto no link abaixo: Criando Pesquisas e Questionários no MS Forms A configuração fiz no Microsoft Flow, utilizando um modelo já existente "Acompanhar as respostas do Microsoft Forms em uma planilha do Excel Online", conforme imagem: Configurei as contas de ambos serviços (Forms e Excel) e fiz a definição de onde se encontra cada informação, conforme imagem abaixo: Assim que algum responder o questionário (Gatilho) será criada uma nova linha em uma Planilha Excel (Ação), preenchendo cada campo da planilha, conforme exemplo abaixo: Portanto isso mostra uma forma de integrar a...

Criar Linhas e Informações no D365, Copiando Linhas e Colunas do Excel

Você já precisou criar uma ordem de compra, ordem de venda ou até mesmo linhas de diários no D365 onde era necessário adicionar diversas linhas com informações de código do item, quantidade, preços, depósitos entre outras informações que você tinha em uma planilha EXCEL e precisou criar linha a linha, demorando minutos e até mesmo horas. Sabia que você pode copiar linhas e colunas do EXCEL e colar no D365 e o sistema irá criar e preencher as informações de cada linha e de cada coluna, de forma automática, simplesmente com um CTRL C e um CTRL V?!?!? Simples, segue o passo a passo abaixo... Primeiro você precisa ter as informações na planilha EXCEL, conforme exemplo simples abaixo: Após copiar (CTRL C) basta criar uma linha nova no D365 e colar (CTRL V): Clicar em Salvar Pronto!!!! O D365 irá criar linha a linha, copiando a informação e carregando o que consta na configuração padrão, exemplo nome do produto e data, como se fosse criada a linha manualmente. Sim, mais fácil que parece, bas...

Casos - Dynamics 365 FO

O D365FO tem uma ferramenta que pode ser usada para diversos fins, está ferramenta é os "Casos". Podemos citar exemplos de uso como:  Abertura de um chamado para resolução de um problema de atendimento ou serviço; Registro de um incidente de recebimento, transporte, carga entre outros ligado a logística; Sequenciamento de atividades para um cadastro de cliente, produto e/ou fornecedor;  Gestão de pós venda e pesquisa de satisfação Solicitação de uma análise de qualidade de um produto;   Registrar e gerir reclamações ou incidentes de clientes; Solicitação e gestão de treinamento, certificações e novas posições no que diz respeito a recursos humanos; Solicitações ou alterações de benefícios e dados por parte dos usuários/funcionários; Imagina o seguinte cenário...  Você é do time de relacionamento ou SAC e recebe um contato do Cliente informando um defeito/problema em um dos produtos, no D365FO, você pode fazer o registro desta reclamação, ao fazer este registro v...