Pular para o conteúdo principal

D365FO - Gerenciamento de Ativo / Asset Management - Criar Ativo - Parte 02

Esta é a segunda parte de uma sequencia de textos sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO.

Na primeira parte falamos um pouco sobre o módulo e os conceitos sobre Locais Funcionais e Ativos.

Abaixo link para acessar a primeira parte:


Parte 01 - Gerenciamento de Ativo


Ativo:

O Ativo, nada mais é do que a "coisa" que empresa pretende controlar, com gestão do ativo e manutenção, podemos citar exemplos como:

- Máquinas

- Equipamentos

- Veículos

 Para a criação de um novo ativo temos duas formas de fazer.

A primeira é diretamente no módulo de Gerenciamento de Ativo.

Clicando em Gerenciamento de Ativo


Ao clicar em "Criar" irá abrir uma nova tela, conforme imagem abaixo:















Destacado na imagem consta as informações que são obrigatórias como "Local Funcional" e "Tipo de Ativo", outras são opcionais como "Fabricante" e "Modelo".


Outra forma de criar um Ativo no Módulo de Gerenciamento de Ativo e através do módulo de Ativo Fixo.

Se a empresa já utiliza o Módulo de Ativo Fixo e seus ativos já constam cadastrados no D365, a segunda forma, é utilizando uma função para importar os ativos existentes no Modulo de Ativo Fixo.

No caminho destacado na imagem abaixo:








Temos uma guia de "Gerenciamento de Ativos" e a opção de "Criar Ativo de Manutenção" ao clicar irá abrir a tela abaixo, igual ao que vimos anteriormente:






Da mesma forma quando criamos um Ativo de forma manual, será necessário selecionar um Código, Nome, Local funcional e Tipo de Ativo e outras informações opcionais.


Feito isto o Ativo já fica como criado no módulo de Gerenciamento de Ativo da Manutenção.


Outro ponto de atenção aos Ativos criados, precisam ter um "Estado de Ciclo de Vida do Ativo" a opção de "Ativo" igual a Sim, isto é, é possível configurar para que após a criação o ativo fique bloqueado para o uso, ao confirmar o Ativo como "sim", ele fica liberado para o uso.

Campo de Ativo:



 





Nos próximos textos vamos detalhar melhor o módulo e falar sobre a criação de Solicitações de Manutenção e Ordens de Serviço.


Parte 01 - Gerenciamento de Ativo


O que achou? Deixe seu comentário e sugestões para próximos textos.


Espero ter ajudado...

Oswaldo Vecci

MCT - Consultor Funcional

Ajudando empresas na melhoria de seus processos e sistemas, otimizando tempo e reduzindo custo. Orientando pessoas no aprimoramento de seus conhecimentos.



Comentários

  1. Boa Seninha....estou lendo a sua séria pra ficar em dia com este módulo. Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Acompanhar Respostas do Microsoft Forms no Excel Automaticamente

No post anterior falei um pouco como é o Microsoft Forms e como criar, editar e enviar uma pesquisa e/ou questionário, agora pretendo falar sobre as respostas. É possível carregar as respostas de forma automática em uma Planilha de Excel, sempre que alguém responder?? Sim e vou mostrar como. Como pré-requisito é necessário um questionário no Forms conforme visto no link abaixo: Criando Pesquisas e Questionários no MS Forms A configuração fiz no Microsoft Flow, utilizando um modelo já existente "Acompanhar as respostas do Microsoft Forms em uma planilha do Excel Online", conforme imagem: Configurei as contas de ambos serviços (Forms e Excel) e fiz a definição de onde se encontra cada informação, conforme imagem abaixo: Assim que algum responder o questionário (Gatilho) será criada uma nova linha em uma Planilha Excel (Ação), preenchendo cada campo da planilha, conforme exemplo abaixo: Portanto isso mostra uma forma de integrar a...

Criar Linhas e Informações no D365, Copiando Linhas e Colunas do Excel

Você já precisou criar uma ordem de compra, ordem de venda ou até mesmo linhas de diários no D365 onde era necessário adicionar diversas linhas com informações de código do item, quantidade, preços, depósitos entre outras informações que você tinha em uma planilha EXCEL e precisou criar linha a linha, demorando minutos e até mesmo horas. Sabia que você pode copiar linhas e colunas do EXCEL e colar no D365 e o sistema irá criar e preencher as informações de cada linha e de cada coluna, de forma automática, simplesmente com um CTRL C e um CTRL V?!?!? Simples, segue o passo a passo abaixo... Primeiro você precisa ter as informações na planilha EXCEL, conforme exemplo simples abaixo: Após copiar (CTRL C) basta criar uma linha nova no D365 e colar (CTRL V): Clicar em Salvar Pronto!!!! O D365 irá criar linha a linha, copiando a informação e carregando o que consta na configuração padrão, exemplo nome do produto e data, como se fosse criada a linha manualmente. Sim, mais fácil que parece, bas...

Casos - Dynamics 365 FO

O D365FO tem uma ferramenta que pode ser usada para diversos fins, está ferramenta é os "Casos". Podemos citar exemplos de uso como:  Abertura de um chamado para resolução de um problema de atendimento ou serviço; Registro de um incidente de recebimento, transporte, carga entre outros ligado a logística; Sequenciamento de atividades para um cadastro de cliente, produto e/ou fornecedor;  Gestão de pós venda e pesquisa de satisfação Solicitação de uma análise de qualidade de um produto;   Registrar e gerir reclamações ou incidentes de clientes; Solicitação e gestão de treinamento, certificações e novas posições no que diz respeito a recursos humanos; Solicitações ou alterações de benefícios e dados por parte dos usuários/funcionários; Imagina o seguinte cenário...  Você é do time de relacionamento ou SAC e recebe um contato do Cliente informando um defeito/problema em um dos produtos, no D365FO, você pode fazer o registro desta reclamação, ao fazer este registro v...