Pular para o conteúdo principal

Criar Atividade no D365FO - Alterar dados do cadastro do fornecedor

Se você usa o ERP da Microsoft, o Dynamics 365, e ainda fica trocando e-mail entre os setores pedindo informações e/ou atividades, sugiro você ler a série de textos que consta no blog sobre este tema.


Link: Casos e Atividades - D365FO


O D365FO tem uma ferramenta que pode substituir a troca de e-mail, que pode ser o processo de Atividades da ferramenta.

Neste texto quero colocar um cenário de exemplo, imagina que você precisa ajustar alguma informação do cadastro de um Fornecedor, mas você não tem acesso ao cadastro do fornecedor ou conhecimento do processo.

Normalmente o que é feito? Envio de E-MAIL ou ficar mandando mensagem pelo TEAMS, para o setor ou pessoa responsável, pedindo para que seja feita a atualização.

Agora vou mostrar como criar uma Atividade para um setor efetuar a atualização diretamente no sistema D365FO, vai em...  Comum -> Todas as Atividades.

Vamos começar criando uma nova atividade, do tipo "Ação" (mas poderia ser uma "Tarefa" também):



Inserir as informações como a Finalidade, Prioridade, Responsável e também um texto em descrição:


Neste nosso exemplo coloquei em texto/descrição o que preciso, que seria a alteração da condição de pagamento do fornecedor.

Na guia de "Associação", é possível selecionar qual o tipo de configuração/processo estamos falando, neste exemplo vou selecionar o "Tipo" Fornecedor e localizar o fornecedor em questão.


Fazendo isso, irá facilita o acesso ao responsável, pois ele irá entrar no cadastro do fornecedor apenas com um click, e também fica o histórico vinculado ao cadastro.

Pronto, a Atividade está criada! 


Mas se você está se perguntando... Como o responsável pode ver? Como faço a consulta? Se foi feito? Recebe alguma mensagem ou aviso? Como consigo acompanhar?

Calma.. Calma.. 

Tudo isso é possível e tem diversas formas de fazer, acompanhe o blog que nos próximos textos vou detalhar e responder estas questões.


Se você tiver dúvidas, fique a vontade em deixar seus comentários.


Oswaldo Vecci

MCT - Consultor Funcional

Ajudando empresas na melhoria de seus processos e sistemas, otimizando tempo e reduzindo custo. Orientando pessoas no aprimoramento de seus conhecimentos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acompanhar Respostas do Microsoft Forms no Excel Automaticamente

No post anterior falei um pouco como é o Microsoft Forms e como criar, editar e enviar uma pesquisa e/ou questionário, agora pretendo falar sobre as respostas. É possível carregar as respostas de forma automática em uma Planilha de Excel, sempre que alguém responder?? Sim e vou mostrar como. Como pré-requisito é necessário um questionário no Forms conforme visto no link abaixo: Criando Pesquisas e Questionários no MS Forms A configuração fiz no Microsoft Flow, utilizando um modelo já existente "Acompanhar as respostas do Microsoft Forms em uma planilha do Excel Online", conforme imagem: Configurei as contas de ambos serviços (Forms e Excel) e fiz a definição de onde se encontra cada informação, conforme imagem abaixo: Assim que algum responder o questionário (Gatilho) será criada uma nova linha em uma Planilha Excel (Ação), preenchendo cada campo da planilha, conforme exemplo abaixo: Portanto isso mostra uma forma de integrar a...

Criar Linhas e Informações no D365, Copiando Linhas e Colunas do Excel

Você já precisou criar uma ordem de compra, ordem de venda ou até mesmo linhas de diários no D365 onde era necessário adicionar diversas linhas com informações de código do item, quantidade, preços, depósitos entre outras informações que você tinha em uma planilha EXCEL e precisou criar linha a linha, demorando minutos e até mesmo horas. Sabia que você pode copiar linhas e colunas do EXCEL e colar no D365 e o sistema irá criar e preencher as informações de cada linha e de cada coluna, de forma automática, simplesmente com um CTRL C e um CTRL V?!?!? Simples, segue o passo a passo abaixo... Primeiro você precisa ter as informações na planilha EXCEL, conforme exemplo simples abaixo: Após copiar (CTRL C) basta criar uma linha nova no D365 e colar (CTRL V): Clicar em Salvar Pronto!!!! O D365 irá criar linha a linha, copiando a informação e carregando o que consta na configuração padrão, exemplo nome do produto e data, como se fosse criada a linha manualmente. Sim, mais fácil que parece, bas...

Casos - Dynamics 365 FO

O D365FO tem uma ferramenta que pode ser usada para diversos fins, está ferramenta é os "Casos". Podemos citar exemplos de uso como:  Abertura de um chamado para resolução de um problema de atendimento ou serviço; Registro de um incidente de recebimento, transporte, carga entre outros ligado a logística; Sequenciamento de atividades para um cadastro de cliente, produto e/ou fornecedor;  Gestão de pós venda e pesquisa de satisfação Solicitação de uma análise de qualidade de um produto;   Registrar e gerir reclamações ou incidentes de clientes; Solicitação e gestão de treinamento, certificações e novas posições no que diz respeito a recursos humanos; Solicitações ou alterações de benefícios e dados por parte dos usuários/funcionários; Imagina o seguinte cenário...  Você é do time de relacionamento ou SAC e recebe um contato do Cliente informando um defeito/problema em um dos produtos, no D365FO, você pode fazer o registro desta reclamação, ao fazer este registro v...