Pular para o conteúdo principal

Conditional Decision e Manual Decision - Elementos do Fluxo de Trabalho D365FO

Gostaria de falar um pouco sobre a funcionalidade que temos no Fluxo de Trabalho do Dynamics 365 FO. Em cada Fluxo de Aprovação, temos diversos "Elementos do Fluxo" (Workflow Elements):


Você já teve a necessidade de colocar condicional no fluxo de trabalho? Por exemplo, precisava ramificar o fluxo entre dois caminhos ou até mesmo tomar um caminho se a condição for falso e outro caminho se for verdadeiro

Para isso pode ser usado os elementos de "Conditional Decision" e o "Manual Decision", vou explicar um pouco cada um deles.


Conditional Decision: O elemento de Decisão condicional, nada mais é do que um "If" um "Se". Isto é inserir uma ou mais condições e se for verdadeiro o fluxo irá por um caminho ou se for falso para um outro caminho, exemplo:


No exemplo acima, inserir uma condicional se a Moeda da Ordem de Compra for BRL (Reais) e for do Grupo de Compradores "10", verificando se for Verdadeiro ou Falso:




Manual Decision: Como o próprio nome diz, é uma decisão manual, para que o usuário responsável selecione qual o "caminho" que deve seguir.

Vou fazer um exemplo de "Validação de Orçamento", assim ao chegar nessa etapa do fluxo o usuário deve executar uma ação, e depois informar se o orçamento foi validado ou não, conforme imagem:


Na guia de "Outcomes" precisamos definir as opções 1 e 2, conforme imagem:


No exemplo acima, criei duas opções para o usuário clicar sendo "Orçamento Validado" e "Orçamento Pendente".

Vamos submeter uma Ordem de Compra para o fluxo de aprovação e verificar estas opções criadas:


Apesar de ser "manual" tenho como opinião que é uma ótima ferramenta e opção para definir etapas e caminhos para um fluxo de aprovação.


Fica a dica!!


Oswaldo Vecci

MCT - Consultor Funcional

Ajudando empresas na melhoria de seus processos e sistemas, otimizando tempo, reduzindo custo e orientando pessoas no aprimoramento de seus conhecimentos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acompanhar Respostas do Microsoft Forms no Excel Automaticamente

No post anterior falei um pouco como é o Microsoft Forms e como criar, editar e enviar uma pesquisa e/ou questionário, agora pretendo falar sobre as respostas. É possível carregar as respostas de forma automática em uma Planilha de Excel, sempre que alguém responder?? Sim e vou mostrar como. Como pré-requisito é necessário um questionário no Forms conforme visto no link abaixo: Criando Pesquisas e Questionários no MS Forms A configuração fiz no Microsoft Flow, utilizando um modelo já existente "Acompanhar as respostas do Microsoft Forms em uma planilha do Excel Online", conforme imagem: Configurei as contas de ambos serviços (Forms e Excel) e fiz a definição de onde se encontra cada informação, conforme imagem abaixo: Assim que algum responder o questionário (Gatilho) será criada uma nova linha em uma Planilha Excel (Ação), preenchendo cada campo da planilha, conforme exemplo abaixo: Portanto isso mostra uma forma de integrar a...

Criar Linhas e Informações no D365, Copiando Linhas e Colunas do Excel

Você já precisou criar uma ordem de compra, ordem de venda ou até mesmo linhas de diários no D365 onde era necessário adicionar diversas linhas com informações de código do item, quantidade, preços, depósitos entre outras informações que você tinha em uma planilha EXCEL e precisou criar linha a linha, demorando minutos e até mesmo horas. Sabia que você pode copiar linhas e colunas do EXCEL e colar no D365 e o sistema irá criar e preencher as informações de cada linha e de cada coluna, de forma automática, simplesmente com um CTRL C e um CTRL V?!?!? Simples, segue o passo a passo abaixo... Primeiro você precisa ter as informações na planilha EXCEL, conforme exemplo simples abaixo: Após copiar (CTRL C) basta criar uma linha nova no D365 e colar (CTRL V): Clicar em Salvar Pronto!!!! O D365 irá criar linha a linha, copiando a informação e carregando o que consta na configuração padrão, exemplo nome do produto e data, como se fosse criada a linha manualmente. Sim, mais fácil que parece, bas...

Casos - Dynamics 365 FO

O D365FO tem uma ferramenta que pode ser usada para diversos fins, está ferramenta é os "Casos". Podemos citar exemplos de uso como:  Abertura de um chamado para resolução de um problema de atendimento ou serviço; Registro de um incidente de recebimento, transporte, carga entre outros ligado a logística; Sequenciamento de atividades para um cadastro de cliente, produto e/ou fornecedor;  Gestão de pós venda e pesquisa de satisfação Solicitação de uma análise de qualidade de um produto;   Registrar e gerir reclamações ou incidentes de clientes; Solicitação e gestão de treinamento, certificações e novas posições no que diz respeito a recursos humanos; Solicitações ou alterações de benefícios e dados por parte dos usuários/funcionários; Imagina o seguinte cenário...  Você é do time de relacionamento ou SAC e recebe um contato do Cliente informando um defeito/problema em um dos produtos, no D365FO, você pode fazer o registro desta reclamação, ao fazer este registro v...