Pular para o conteúdo principal

Criando Pesquisas e Questionários no MS Forms


No post anterior deixei um formulário de avaliação do Blog.

Se você não respondeu, segue o link abaixo:
Neste post resolvi falar um pouco como fiz esta pesquisa.
Utilizei a ferramenta da Microsoft o Forms, que é parte do pacote office utilizada para criar pesquisas e questionários.

Quem já teve que criar um questionário para um trabalho, uma pesquisa de satisfação de cliente, uma enquete entre os funcionários ou até mesmo um processo de análise de qualidade, se for no Dynamics AX ou D365 é possível, mas sabe como é complicado.

O MS Forms vem justamente para facilitar, basta acessar e ter uma conta no Office 365.


Basta criar um novo questionário/pesquisa, informar um título e uma descrição:


Ao criar um questionário sobre este Blog, fazendo perguntas e configurando as respostas:


Note que você pode configurar diversos tipos de respostas

No exemplo abaixo a pergunta configurei como resposta "Opção" e as alternativas como "Sim" ou "Não":



No exemplo seguinte a ideia foi fazer resposta por grau de satisfação, usando a opção de resposta "Classificação":



A próxima questão coloquei como "Texto", com o objetivo de saber mais e ter comentários sobre:



A qualquer momento você pode clicar em "Visualização" para ver como esta ficando o questionário/pesquisa, podendo ver como fica na versão Computador ou Celular.



É possível também definir ramificação de perguntas, como por exemplo ao responder a pergunta 1 como "Sim" deve pular a pergunta 2 e ir direto a pergunta 3. Para isso deve clicar em (...) e depois em Ramificação.

Após criar a pesquisa ou questionário, basta compartilhar o Link, seja por e-mail, via aplicativos de mensagem, site, texto entre outras formas:



Mostrando que o mundo esta cada vez mais integrado, você pode adicionar o MS FORMS em uma nova guia de uma equipe do MS TEAMS.

Ai basta os participantes da equipe preencher.

Nos próximos post falo um pouco sobre a análise das respostas.

Espero que possa ter ajudado e mostrado que o mundo esta cada vez mais integrado e que soluções podem ser obtidas em qualquer lugar e em outros ferramentas que não só o ERP.

Deixe seu comentário ou me envie mensagem pelo e-mail que irei responder.

Até mais...

Oswaldo Vecci

Consultor Funcional de Dynamics AX/365, PowerBI e apaixonado pelas ferramentas de integração.

"Ajudando empresas a melhorarem seus processos e sistemas, otimizando tempo, reduzindo custos e integrando as informações".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

D365FO - Gerenciamento de Ativo - Asset Management - Parte 01

Este texto tem como objetivo ser o primeiro de uma série de textos que irei fazer sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO. O Gerenciamento de Ativo tem como função fazer a gestão dos ativos da empresa como máquinas, equipamentos, veículos entre outros e os seus trabalhos de manutenção seja elas preventivas, corretivas ou emergenciais.  Este módulo é integrado com os demais módulos do D365FO como o módulo de Ativo Fixo, Compras, Recursos Humanos entre outros, e também com Power Platform, como por exemplo a utilização de Apps (via Power Apps) para a criação de solicitações de manutenção. Para começar, vamos falar sobre Locais Funcionais e Ativos dois conceitos e cadastros importantes para o pleno funcionamento do Módulo de Gerenciamento de Ativo. Locais Funcionais: Os Locais Funcionais tem o conceito de ser um agrupamento de Ativos ou até mesmo um nível superior, resumidamente são os "locais" onde serão instalados "A

D365FO - Edição em Massa em Grades / Bulk Editing in Grids

Neste texto vamos falar de uma funcionalidade disponibilizada na versão 10.38, que serve para editar colunas de um grid em massa. Primeiro processo que deve ser feito é consultar ou habilitar o recurso de nome "Bulk editing in grids" (Edição em massa em grades): Se tiver dúvida de como faz para habilitar um novo recurso, consulte o passo a passo no link abaixo. Ativar Recurso no D365FO - Feature Management O processo de atualização é bem simples, basta selecionar duas ou mais linhas de um grid, clicar em "Editar Linhas Selecionadas" no canto do grid e selecionar a coluna e a informação a ser alterada. Vou exemplificar para alterar a informação na tela de "Todas as Ordens de Serviço", selecionando linhas do grid, conforme a imagem: Basta clicar no canto direito do grid nos "3 pontinhos" e selecionar "Editar linhas selecionadas", irá abrir uma nova tela: Neste exemplo, selecionei o campo de "Nível de Serviço" e coloquei com o va

D365FO - Gerenciamento de Ativo / Asset Management - Criar Ativo - Parte 02

Esta é a segunda parte de uma sequencia de textos sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO. Na primeira parte falamos um pouco sobre o módulo e os conceitos sobre Locais Funcionais e Ativos. Abaixo link para acessar a primeira parte: Parte 01 - Gerenciamento de Ativo Ativo: O Ativo, nada mais é do que a "coisa" que empresa pretende controlar, com gestão do ativo e manutenção, podemos citar exemplos como: - Máquinas - Equipamentos - Veículos  Para a criação de um novo ativo temos duas formas de fazer. A primeira é diretamente no módulo de Gerenciamento de Ativo. Clicando em Gerenciamento de Ativo Ao clicar em "Criar" irá abrir uma nova tela, conforme imagem abaixo: Destacado na imagem consta as informações que são obrigatórias como "Local Funcional" e "Tipo de Ativo", outras são opcionais como "Fabricante" e "Modelo". Outra forma de criar um Ativo no Módulo de Gerenciament