Pular para o conteúdo principal

D365 Finance - Novo Módulo de Crédito e Cobrança

Neste texto gostaria de falar um pouco sobre o novo módulo de Crédito e Cobrança. 

Em Abril de 2020, a Microsoft liberou uma nova funcionalidade no D365 Finance, (2020, release wave 01) que é o Gerenciamento de Crédito, trata-se de um módulo que pode ser ativado se o sistema estiver na 10.0.10 - Update 34.




Uma das funcionalidades criada é criar pontos de validações que podem ser na Confirmação de Ordem de Venda, Processos de Separação e/ou Faturamento, que podem ser configuradas nos parâmetros do modulo, conforme imagem abaixo:


A uma série de validações (Regras de Bloqueios) que o sistema pode fazer entre elas:
  • Dias Vencidos
  • Status da Conta
  • Condições de Pagamento
  • Limite de Crédito Expirado
  • Valor Vencido
  • Ordem de Venda
  • Limite de Crédito Usado

Na maioria das regras de bloqueio, se trabalha com uma lógica bem comum do sistema que é a  "Todos/Grupo/Tabela".

No exemplo abaixo configurei para que todas as Ordens de Venda superior a 100.000 sejam bloqueadas e passem por uma avaliação, para isso usei a regra de bloqueio de "Ordem de Venda" e a  opção de "Todos", conforme a imagem:


Assim após criar uma Ordem de Venda e efetuar a confirmação a ordem não será confirmada e irá gerar um erro, bloqueando a Ordem de Venda pelo Gerenciamento de Crédito.

Consigo consultar o Motivo e efetuar a liberação na "Lista de Bloqueio de Gerenciamento de Crédito" que fica na Guia de "Gerenciamento de Crédito" da Ordem de Venda:


Irá abrir uma nova tela onde consigo consultar as informações, motivo e se seu usuário tiver definido como aprovador, efetuar a liberação, conforme a imagem abaixo:


Creio que, assim como eu, muitos já passaram por projetos que identificou-se a validação de crédito como um GAP, sendo necessário desenvolver ou rever processos.

Fica a dica de uma pequena parte do que é possível ser feito nesse novo módulo.

Deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões para os próximos temas e ajudem a fazer este blog cada vez melhor.


Oswaldo Vecci

Consultor Funcional AX/D365

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acompanhar Respostas do Microsoft Forms no Excel Automaticamente

No post anterior falei um pouco como é o Microsoft Forms e como criar, editar e enviar uma pesquisa e/ou questionário, agora pretendo falar sobre as respostas. É possível carregar as respostas de forma automática em uma Planilha de Excel, sempre que alguém responder?? Sim e vou mostrar como. Como pré-requisito é necessário um questionário no Forms conforme visto no link abaixo: Criando Pesquisas e Questionários no MS Forms A configuração fiz no Microsoft Flow, utilizando um modelo já existente "Acompanhar as respostas do Microsoft Forms em uma planilha do Excel Online", conforme imagem: Configurei as contas de ambos serviços (Forms e Excel) e fiz a definição de onde se encontra cada informação, conforme imagem abaixo: Assim que algum responder o questionário (Gatilho) será criada uma nova linha em uma Planilha Excel (Ação), preenchendo cada campo da planilha, conforme exemplo abaixo: Portanto isso mostra uma forma de integrar a...

Criar Linhas e Informações no D365, Copiando Linhas e Colunas do Excel

Você já precisou criar uma ordem de compra, ordem de venda ou até mesmo linhas de diários no D365 onde era necessário adicionar diversas linhas com informações de código do item, quantidade, preços, depósitos entre outras informações que você tinha em uma planilha EXCEL e precisou criar linha a linha, demorando minutos e até mesmo horas. Sabia que você pode copiar linhas e colunas do EXCEL e colar no D365 e o sistema irá criar e preencher as informações de cada linha e de cada coluna, de forma automática, simplesmente com um CTRL C e um CTRL V?!?!? Simples, segue o passo a passo abaixo... Primeiro você precisa ter as informações na planilha EXCEL, conforme exemplo simples abaixo: Após copiar (CTRL C) basta criar uma linha nova no D365 e colar (CTRL V): Clicar em Salvar Pronto!!!! O D365 irá criar linha a linha, copiando a informação e carregando o que consta na configuração padrão, exemplo nome do produto e data, como se fosse criada a linha manualmente. Sim, mais fácil que parece, bas...

Casos - Dynamics 365 FO

O D365FO tem uma ferramenta que pode ser usada para diversos fins, está ferramenta é os "Casos". Podemos citar exemplos de uso como:  Abertura de um chamado para resolução de um problema de atendimento ou serviço; Registro de um incidente de recebimento, transporte, carga entre outros ligado a logística; Sequenciamento de atividades para um cadastro de cliente, produto e/ou fornecedor;  Gestão de pós venda e pesquisa de satisfação Solicitação de uma análise de qualidade de um produto;   Registrar e gerir reclamações ou incidentes de clientes; Solicitação e gestão de treinamento, certificações e novas posições no que diz respeito a recursos humanos; Solicitações ou alterações de benefícios e dados por parte dos usuários/funcionários; Imagina o seguinte cenário...  Você é do time de relacionamento ou SAC e recebe um contato do Cliente informando um defeito/problema em um dos produtos, no D365FO, você pode fazer o registro desta reclamação, ao fazer este registro v...