Neste texto gostaria de falar um pouco sobre o novo módulo de Crédito e Cobrança.
Em Abril de 2020, a Microsoft liberou uma nova funcionalidade no D365 Finance, (2020, release wave 01) que é o Gerenciamento de Crédito, trata-se de um módulo que pode ser ativado se o sistema estiver na 10.0.10 - Update 34.
Uma das funcionalidades criada é criar pontos de validações que podem ser na Confirmação de Ordem de Venda, Processos de Separação e/ou Faturamento, que podem ser configuradas nos parâmetros do modulo, conforme imagem abaixo:
A uma série de validações (Regras de Bloqueios) que o sistema pode fazer entre elas:
- Dias Vencidos
- Status da Conta
- Condições de Pagamento
- Limite de Crédito Expirado
- Valor Vencido
- Ordem de Venda
- Limite de Crédito Usado
Na maioria das regras de bloqueio, se trabalha com uma lógica bem comum do sistema que é a "Todos/Grupo/Tabela".
No exemplo abaixo configurei para que todas as Ordens de Venda superior a 100.000 sejam bloqueadas e passem por uma avaliação, para isso usei a regra de bloqueio de "Ordem de Venda" e a opção de "Todos", conforme a imagem:
Assim após criar uma Ordem de Venda e efetuar a confirmação a ordem não será confirmada e irá gerar um erro, bloqueando a Ordem de Venda pelo Gerenciamento de Crédito.
Consigo consultar o Motivo e efetuar a liberação na "Lista de Bloqueio de Gerenciamento de Crédito" que fica na Guia de "Gerenciamento de Crédito" da Ordem de Venda:
Irá abrir uma nova tela onde consigo consultar as informações, motivo e se seu usuário tiver definido como aprovador, efetuar a liberação, conforme a imagem abaixo:
Creio que, assim como eu, muitos já passaram por projetos que identificou-se a validação de crédito como um GAP, sendo necessário desenvolver ou rever processos.
Fica a dica de uma pequena parte do que é possível ser feito nesse novo módulo.
Deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões para os próximos temas e ajudem a fazer este blog cada vez melhor.
Oswaldo Vecci
Consultor Funcional AX/D365
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