Pular para o conteúdo principal

Introdução ao PowerBI


Olá Comunidade!!!

Inicialmente, este Blog foi criado para trazer um pouco de conhecimento e compartilhar informações sobre o Dynamics (AX ou 365) mas gostaria de falar um pouco sobre o PowerBI.

Resumidamente, o PowerBI é uma ferramenta da Microsoft que permite elaborar gráficos, tabelas, relatórios, mapas e diversos tipos de cubos que podem ser utilizados para análise operacional, tática e gerencial, possibilitando uma melhor tomada de decisão e um melhor planejamento.

Neste post gostaria de compartilhar alguns conceitos e o que o podemos fazer no PowerBI.



No PowerBI, você pode buscar os dados de diversas fontes, basta "Obter Dados" de uma das centenas de fontes de dados já existente:


Gostaria de citar algumas fontes de dados como:

  • Excel
  • TXT
  • XML
  • SharePoint
  • SQL
  • Oracle Database
  • SAP
  • Azure
  • Dynamics 365
  • Dynamics NAV
  • Azure DevOps
  • Salesforce
  • Google Analytics
  • Facebook
  • Zendesk
  • Microsoft Exchange
Como vocês podem ver o PowerBI é uma poderosa ferramenta que pode se conectar a diversas fontes de dados, provendo uma análise não só a sua empresa no lado financeiro e operacional mas também análise de suporte, CRM e mídias (como Google Analytics e Facebook). 

Após conectar a fonte de dados ai começa a "brincadeira", Que seria montar os cubos, visualizações, gráficos, mapas, etc...

Mas isso fica para os próximos post.

Espero ter ajudado, se tiver algum assunto que gostaria que seja tópico de um próximo post, deixe nos comentários.

Até mais...

Oswaldo Vecci
Consultor Funcional de Dynamics AX/365 e PowerBI
"Ajudando empresas a melhorar seus processos e sistemas, otimizando tempo e reduzindo custos."




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Acompanhar Respostas do Microsoft Forms no Excel Automaticamente

No post anterior falei um pouco como é o Microsoft Forms e como criar, editar e enviar uma pesquisa e/ou questionário, agora pretendo falar sobre as respostas. É possível carregar as respostas de forma automática em uma Planilha de Excel, sempre que alguém responder?? Sim e vou mostrar como. Como pré-requisito é necessário um questionário no Forms conforme visto no link abaixo: Criando Pesquisas e Questionários no MS Forms A configuração fiz no Microsoft Flow, utilizando um modelo já existente "Acompanhar as respostas do Microsoft Forms em uma planilha do Excel Online", conforme imagem: Configurei as contas de ambos serviços (Forms e Excel) e fiz a definição de onde se encontra cada informação, conforme imagem abaixo: Assim que algum responder o questionário (Gatilho) será criada uma nova linha em uma Planilha Excel (Ação), preenchendo cada campo da planilha, conforme exemplo abaixo: Portanto isso mostra uma forma de integrar a...

Criar Linhas e Informações no D365, Copiando Linhas e Colunas do Excel

Você já precisou criar uma ordem de compra, ordem de venda ou até mesmo linhas de diários no D365 onde era necessário adicionar diversas linhas com informações de código do item, quantidade, preços, depósitos entre outras informações que você tinha em uma planilha EXCEL e precisou criar linha a linha, demorando minutos e até mesmo horas. Sabia que você pode copiar linhas e colunas do EXCEL e colar no D365 e o sistema irá criar e preencher as informações de cada linha e de cada coluna, de forma automática, simplesmente com um CTRL C e um CTRL V?!?!? Simples, segue o passo a passo abaixo... Primeiro você precisa ter as informações na planilha EXCEL, conforme exemplo simples abaixo: Após copiar (CTRL C) basta criar uma linha nova no D365 e colar (CTRL V): Clicar em Salvar Pronto!!!! O D365 irá criar linha a linha, copiando a informação e carregando o que consta na configuração padrão, exemplo nome do produto e data, como se fosse criada a linha manualmente. Sim, mais fácil que parece, bas...

Casos - Dynamics 365 FO

O D365FO tem uma ferramenta que pode ser usada para diversos fins, está ferramenta é os "Casos". Podemos citar exemplos de uso como:  Abertura de um chamado para resolução de um problema de atendimento ou serviço; Registro de um incidente de recebimento, transporte, carga entre outros ligado a logística; Sequenciamento de atividades para um cadastro de cliente, produto e/ou fornecedor;  Gestão de pós venda e pesquisa de satisfação Solicitação de uma análise de qualidade de um produto;   Registrar e gerir reclamações ou incidentes de clientes; Solicitação e gestão de treinamento, certificações e novas posições no que diz respeito a recursos humanos; Solicitações ou alterações de benefícios e dados por parte dos usuários/funcionários; Imagina o seguinte cenário...  Você é do time de relacionamento ou SAC e recebe um contato do Cliente informando um defeito/problema em um dos produtos, no D365FO, você pode fazer o registro desta reclamação, ao fazer este registro v...