Pular para o conteúdo principal

Power Automate - Consulta de CEP

Se você acompanha o Blog, sabe que não falo apenas sobre ERP, busco temas relevantes, importantes e úteis para o dia a dia e nossa vida empresarial.

Por isso gostaria de falar um pouco mais sobre o Power Automate Desktop e sobre um projeto/trabalho que fiz para a consulta de CEP.

No exemplo que fiz, configurei como "Gatilho" o preenchimento de um CEP em uma Planilha Excel, com o número do CEP fiz a consulta, utilizando uma API para retornar as informações em XML, precisei decompor esse XML para que tenha a informação pertinente aos dados de endereço como Rua, Cidade, Estado entre outros.

Abaixo o exemplo do projeto que foi elaborado no Power Automate Desktop:


Como gatilho, utilizei uma planilha de Excel com o CEP preenchido, mas você poderia usar outras formas de gatilhos como uma Lista no Sharepoint, um Power Apps, entre outros.

Com a informação do CEP, criei uma URL para a consulta em um Web Service, conforme o exemplo abaixo:


Fiz com que o Power Automate Desktop salve a consulta e abra automaticamente o arquivo XML, decompondo a informação de UF, Cidade, Rua, entre outras.

Para isso criei variáveis e as salvei na mesma planilha de Excel que é feita a busca do número do CEP (Gatilho), exemplo:


O projeto não acaba por aqui, acompanhe o blog que no próximo texto vou aperfeiçoar a consulta, para que seja feito o cadastro do CEP e as informações buscada diretamente no Dynamics 365 Finance and Operations, D365FO, utilizando para isso o Power Automate.


Se quiser saber mais sobre o Power Automate, antigo Microsoft Flow, temos alguns textos no blog que podem ser consultados clicando nos links abaixo:

Power Automate Desktop

Automatizar DevOps com Planner

Aprovar Lista do Sharepoint

Integrando o D365FO com o Power Automate


O que você achou? 

Deixe seu comentários, ideias e se quiser saber mais, entre em contato.


Oswaldo Vecci

MCT - Consultor Funcional

Ajudando empresas na melhoria de seus processos e sistemas, otimizando tempo e reduzindo custo. Orientando pessoas no aprimoramento de seus conhecimentos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

D365FO - Gerenciamento de Ativo - Asset Management - Parte 01

Este texto tem como objetivo ser o primeiro de uma série de textos que irei fazer sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO. O Gerenciamento de Ativo tem como função fazer a gestão dos ativos da empresa como máquinas, equipamentos, veículos entre outros e os seus trabalhos de manutenção seja elas preventivas, corretivas ou emergenciais.  Este módulo é integrado com os demais módulos do D365FO como o módulo de Ativo Fixo, Compras, Recursos Humanos entre outros, e também com Power Platform, como por exemplo a utilização de Apps (via Power Apps) para a criação de solicitações de manutenção. Para começar, vamos falar sobre Locais Funcionais e Ativos dois conceitos e cadastros importantes para o pleno funcionamento do Módulo de Gerenciamento de Ativo. Locais Funcionais: Os Locais Funcionais tem o conceito de ser um agrupamento de Ativos ou até mesmo um nível superior, resumidamente são os "locais" onde serão instalados "A

D365FO - Edição em Massa em Grades / Bulk Editing in Grids

Neste texto vamos falar de uma funcionalidade disponibilizada na versão 10.38, que serve para editar colunas de um grid em massa. Primeiro processo que deve ser feito é consultar ou habilitar o recurso de nome "Bulk editing in grids" (Edição em massa em grades): Se tiver dúvida de como faz para habilitar um novo recurso, consulte o passo a passo no link abaixo. Ativar Recurso no D365FO - Feature Management O processo de atualização é bem simples, basta selecionar duas ou mais linhas de um grid, clicar em "Editar Linhas Selecionadas" no canto do grid e selecionar a coluna e a informação a ser alterada. Vou exemplificar para alterar a informação na tela de "Todas as Ordens de Serviço", selecionando linhas do grid, conforme a imagem: Basta clicar no canto direito do grid nos "3 pontinhos" e selecionar "Editar linhas selecionadas", irá abrir uma nova tela: Neste exemplo, selecionei o campo de "Nível de Serviço" e coloquei com o va

D365FO - Gerenciamento de Ativo / Asset Management - Criar Ativo - Parte 02

Esta é a segunda parte de uma sequencia de textos sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO. Na primeira parte falamos um pouco sobre o módulo e os conceitos sobre Locais Funcionais e Ativos. Abaixo link para acessar a primeira parte: Parte 01 - Gerenciamento de Ativo Ativo: O Ativo, nada mais é do que a "coisa" que empresa pretende controlar, com gestão do ativo e manutenção, podemos citar exemplos como: - Máquinas - Equipamentos - Veículos  Para a criação de um novo ativo temos duas formas de fazer. A primeira é diretamente no módulo de Gerenciamento de Ativo. Clicando em Gerenciamento de Ativo Ao clicar em "Criar" irá abrir uma nova tela, conforme imagem abaixo: Destacado na imagem consta as informações que são obrigatórias como "Local Funcional" e "Tipo de Ativo", outras são opcionais como "Fabricante" e "Modelo". Outra forma de criar um Ativo no Módulo de Gerenciament