Se você acompanha o Blog, sabe que não falo apenas sobre ERP, busco temas relevantes, importantes e úteis para o dia a dia e nossa vida empresarial.
Por isso gostaria de falar um pouco mais sobre o Power Automate Desktop e sobre um projeto/trabalho que fiz para a consulta de CEP.
No exemplo que fiz, configurei como "Gatilho" o preenchimento de um CEP em uma Planilha Excel, com o número do CEP fiz a consulta, utilizando uma API para retornar as informações em XML, precisei decompor esse XML para que tenha a informação pertinente aos dados de endereço como Rua, Cidade, Estado entre outros.
Abaixo o exemplo do projeto que foi elaborado no Power Automate Desktop:
Como gatilho, utilizei uma planilha de Excel com o CEP preenchido, mas você poderia usar outras formas de gatilhos como uma Lista no Sharepoint, um Power Apps, entre outros.
Com a informação do CEP, criei uma URL para a consulta em um Web Service, conforme o exemplo abaixo:
Fiz com que o Power Automate Desktop salve a consulta e abra automaticamente o arquivo XML, decompondo a informação de UF, Cidade, Rua, entre outras.
Para isso criei variáveis e as salvei na mesma planilha de Excel que é feita a busca do número do CEP (Gatilho), exemplo:
O projeto não acaba por aqui, acompanhe o blog que no próximo texto vou aperfeiçoar a consulta, para que seja feito o cadastro do CEP e as informações buscada diretamente no Dynamics 365 Finance and Operations, D365FO, utilizando para isso o Power Automate.
Se quiser saber mais sobre o Power Automate, antigo Microsoft Flow, temos alguns textos no blog que podem ser consultados clicando nos links abaixo:
Automatizar DevOps com Planner
Integrando o D365FO com o Power Automate
O que você achou?
Deixe seu comentários, ideias e se quiser saber mais, entre em contato.
Comentários
Postar um comentário