Neste texto a ideia é integrar 3 produtos da Microsoft sendo eles o SharePoint, MS Flow e seu e-mail.
Vou criar um lista no SharePoint e usar um fluxo configurado no MS Flow para solicitar uma aprovação.
Para isso vou criar uma nova lista no SharePoint:
Neste exemplo criei uma lista de Reembolso de Despesas, mas poderia ser usado para qualquer fim como contratação de funcionário, transferências de áreas, orçamentos, requisição de compra, aprovação de documentos, chamados, atividades, ou qualquer outra lista que venha a existir no SharePoint.
Após criada a lista e inserido os campos necessários, o mais importante neste exemplo é ter um campo de "Status" ou "Status de Aprovação", para ser alterado automaticamente quando criado, aprovado ou rejeitado.
Após criada a lista, vamos configurar um fluxo via MS Flow configurando uma aprovação e alteração de status.
Existem duas formas de configurar a aprovação, uma delas é abrindo o MS Flow ou via o na própria lista do SharePoint clicando no botão do "Flow", conforme imagem abaixo:
Defini como nome do fluxo "Aprovação Despesas", selecionando o endereço do SharePoint e localizando a lista de "Despesas", conforme imagem:
Vou adicionar uma nova etapa e definir como "Approval", posso definir o tipo de aprovação, conforme imagem:
Nota: Neste exemplo estou configurando a partir do zero mas, já existem modelos de fluxo previamente configurados semelhantes, basta localizar entre as diversas opções.
Devo definir o título da aprovação, quem será o aprovador, detalhes entre outras informações.
Uma dica e ponto bem interessante é que ao clicar em "Conteúdo Dinâmico", conseguimos selecionar informações variáveis como "criado" que mostra quem criou o item no SharePoint, assim como as informações dos campos como por exemplo funcionário, data, descrição, status entre outras.
Quero criar um "Controle" que se for aprovado o status da solicitação altere automaticamente para "aprovado" e se não for aprovado altere para "rejeitado".
Assim ao criar um novo item na lista do SharePoint, irá receber um e-mail solicitando a aprovação:
Acima é um exemplo do e-mail no Outlook, mas o mesmo é recebido e pode ser respondido apenas com um click no Office 365.
Ao aprovar o status será alterado para aprovado, assim como se rejeitar o status será alterado para rejeitado.
Acompanhe o Blog pois nas próximas semanas irei postar mais textos sobre estas integrações.
Não esqueça de deixar seu comentário informando o que gostaria de ler.
Fica a Dica!!!
Oswaldo Vecci
Consultor Funcional Dynamics AX/365 e um apaixonado por processos e ferramentas de integração.
"Ajudando empresas a melhorarem seus processos e sistemas, otimizando tempo, reduzindo custo e integrando informações".
Muito Bom! Claro e explicativo
ResponderExcluir