Pular para o conteúdo principal

PowerBI - Mapas (Substituir Dados)


Continuando com os textos sobre PowerBI, gostaria de comentar um pouco sobre a opção de gerar Mapas.

Você já passou pelo problema de gerar as informações (exemplo: Google Analytics ou qualquer outra fonte de dados que coloca o código ISO de países com 2 letras) e ao criar um cubo de mapas não mostra a informação?

Isso acontece pois o código de países da fonte de dados é diferente do cubo utilizado, no exemplo abaixo vou usar a fonte de dados do Google e o Mapa (esri), conforme a imagem abaixo:


Note que na fonte de dados temos um registro de Malta com o Código "MT":


Mas esta informação não esta saindo no meu visualizador:


Para que saiu a informação no mapa, precisamos substituir a informação de "MT" por "MLT", ao fazer isso via "Power Query Editor", todas os dados existentes e também novos dados, que o código do país seja "MT" automaticamente será editado para "MLT".


Note que ao fazer esta edição, fechando e aplicando os ajustes feitos, o PowerBI irá atualizar os dados e o mapa já irá mostrar a informação no país Malta, conforme imagem abaixo:



Neste texto mostrei a funcionalidade, sendo utilizada para mapas e códigos de países, mas a funcionalidade serve para outras alterações/substituições de dados.

Se precisar de mais informações sobre PowerBI e principalmente sobre substituição de dados ou montagem de cubos e visualizações, deixe seu comentário ou se preferir mande um e-mail que certamente irei retornar.

Até mais...

Oswaldo Vecci
Consultor Funcional de Dynamics AX/365 e PowerBI
"Ajudando empresas a melhorar seus processos e sistemas, otimizando tempo e reduzindo custos."

Comentários

  1. I have found that this site is very informative, interesting and very well written. keep up the nice high quality writing. Consultor PowerBI

    ResponderExcluir
  2. I have found that this site is very informative, interesting and very well written. keep up the nice high quality writing. Consultor PowerBI

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

D365FO - Gerenciamento de Ativo - Asset Management - Parte 01

Este texto tem como objetivo ser o primeiro de uma série de textos que irei fazer sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO. O Gerenciamento de Ativo tem como função fazer a gestão dos ativos da empresa como máquinas, equipamentos, veículos entre outros e os seus trabalhos de manutenção seja elas preventivas, corretivas ou emergenciais.  Este módulo é integrado com os demais módulos do D365FO como o módulo de Ativo Fixo, Compras, Recursos Humanos entre outros, e também com Power Platform, como por exemplo a utilização de Apps (via Power Apps) para a criação de solicitações de manutenção. Para começar, vamos falar sobre Locais Funcionais e Ativos dois conceitos e cadastros importantes para o pleno funcionamento do Módulo de Gerenciamento de Ativo. Locais Funcionais: Os Locais Funcionais tem o conceito de ser um agrupamento de Ativos ou até mesmo um nível superior, resumidamente são os "locais" onde serão instalados "A

D365FO - Edição em Massa em Grades / Bulk Editing in Grids

Neste texto vamos falar de uma funcionalidade disponibilizada na versão 10.38, que serve para editar colunas de um grid em massa. Primeiro processo que deve ser feito é consultar ou habilitar o recurso de nome "Bulk editing in grids" (Edição em massa em grades): Se tiver dúvida de como faz para habilitar um novo recurso, consulte o passo a passo no link abaixo. Ativar Recurso no D365FO - Feature Management O processo de atualização é bem simples, basta selecionar duas ou mais linhas de um grid, clicar em "Editar Linhas Selecionadas" no canto do grid e selecionar a coluna e a informação a ser alterada. Vou exemplificar para alterar a informação na tela de "Todas as Ordens de Serviço", selecionando linhas do grid, conforme a imagem: Basta clicar no canto direito do grid nos "3 pontinhos" e selecionar "Editar linhas selecionadas", irá abrir uma nova tela: Neste exemplo, selecionei o campo de "Nível de Serviço" e coloquei com o va

D365FO - Gerenciamento de Ativo / Asset Management - Criar Ativo - Parte 02

Esta é a segunda parte de uma sequencia de textos sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO. Na primeira parte falamos um pouco sobre o módulo e os conceitos sobre Locais Funcionais e Ativos. Abaixo link para acessar a primeira parte: Parte 01 - Gerenciamento de Ativo Ativo: O Ativo, nada mais é do que a "coisa" que empresa pretende controlar, com gestão do ativo e manutenção, podemos citar exemplos como: - Máquinas - Equipamentos - Veículos  Para a criação de um novo ativo temos duas formas de fazer. A primeira é diretamente no módulo de Gerenciamento de Ativo. Clicando em Gerenciamento de Ativo Ao clicar em "Criar" irá abrir uma nova tela, conforme imagem abaixo: Destacado na imagem consta as informações que são obrigatórias como "Local Funcional" e "Tipo de Ativo", outras são opcionais como "Fabricante" e "Modelo". Outra forma de criar um Ativo no Módulo de Gerenciament