Pular para o conteúdo principal

D365FO - Asset Management - Executar Plano de Manutenção - Parte 10

Esta é a mais uma parte de uma sequencia de textos sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO.

Na parte 09 mostrei um passo a passo de como efetuar a configuração do Plano de Manutenção, agora neste texto vamos executar/rodar o Plano de Manutenção e analisar o resultado criando as Ordens de Serviço.

Se você quiser saber mais sobre os textos de Gerenciamento de Ativo (Asset Management), segue os Links:

Parte 01 - Gerenciamento de Ativo

Parte 02 - Criar Ativo

Parte 03 - Criar Solicitação de Manutenção

Parte 04 - Gestão da Solicitação de Manutenção

Parte 05 - Criar Ordem de Serviço - Manutenção

Parte 06 - Gerir ordem de Serviço - Manutenção 

Parte 07 - Atualizar Estado da SM via OS

Parte 08 - Envio de E-mail via Power Automate

Parte 09 - Configurar Plano de Manutenção


Rodar/Executar o Plano de Manutenção

Para rodar o plano, basta acessar o caminho Gerenciamento de Ativo -> Periódicos -> Manutenção Preventiva -> Agendar Planos de Manutenção.

Abrindo a tela abaixo:


Você deve selecionar qual o período (Dia, Semana, Mês, Trimestre ou Ano) qual a "Frequência" e clicar em OK.

Lembrando que como a maioria dos processos no D365FO, este também é possível executar em LOTE, deixando uma recorrência.

Ao executar, o D365FO irá criar as necessidades planejadas.


Agendamento de Manutenção

Após rodar o plano, serão criadas linhas na tela de Agendamento de Manutenção no caminho abaixo Gerenciamento de Ativo -> Agendamento de Manutenção -> Todos os Agendamentos de Manutenção


Note que na tela temos um campo de "Tipo de Referência" ele serve para informar se a linha existente no agendamento é proveniente de uma "Solicitação de Manutenção" ou de um "Plano de Manutenção", como queremos ver o resultado do Plano que foi rodado, irei filtrar a tela para aparecer apenas "Plano de Manutenção', conforme imagem:


Note que como foi executado apenas o Plano para o período de 1 Mês, as necessidades criadas serão apenas do período de 1 mês.


Criar Ordem de Serviço

Você deve estar me perguntando, "Mas e ai, o que eu faço?"

A resposta é a criação da Ordem de Serviço, para isto basta selecionar as linhas e clicar no botão de "Criar - Ordem de Serviço", conforme imagem:


Irá abrir a tela abaixo:


Nesta tela que temos a opção de criar uma Ordem de Serviço para cada necessidade (como está na imagem acima) ou podemos agrupar as linhas de necessidades em apenas uma Ordem de Serviço, clicando em "Uma Ordem de Serviço por" e depois selecionar a condição para agrupamento que pode ser por Ativo, por Plano, Data entre outras opções que podemos ver na imagem acima.

Ao confirmar o D365 irá criar as Ordens de Serviços.

Agora é só verificar os textos que já publiquei que fala mais sobre a gestão e a manutenção da Ordem de Serviço.


O que achou? Deixe seu comentário e sugestões para próximos textos.


Espero ter ajudado...

Oswaldo Vecci

MCT - Consultor Funcional

Ajudando empresas na melhoria de seus processos e sistemas, otimizando tempo e reduzindo custo. Orientando pessoas no aprimoramento de seus conhecimentos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

D365FO - Gerenciamento de Ativo - Asset Management - Parte 01

Este texto tem como objetivo ser o primeiro de uma série de textos que irei fazer sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO. O Gerenciamento de Ativo tem como função fazer a gestão dos ativos da empresa como máquinas, equipamentos, veículos entre outros e os seus trabalhos de manutenção seja elas preventivas, corretivas ou emergenciais.  Este módulo é integrado com os demais módulos do D365FO como o módulo de Ativo Fixo, Compras, Recursos Humanos entre outros, e também com Power Platform, como por exemplo a utilização de Apps (via Power Apps) para a criação de solicitações de manutenção. Para começar, vamos falar sobre Locais Funcionais e Ativos dois conceitos e cadastros importantes para o pleno funcionamento do Módulo de Gerenciamento de Ativo. Locais Funcionais: Os Locais Funcionais tem o conceito de ser um agrupamento de Ativos ou até mesmo um nível superior, resumidamente são os "locais" onde serão instalados "A

D365FO - Edição em Massa em Grades / Bulk Editing in Grids

Neste texto vamos falar de uma funcionalidade disponibilizada na versão 10.38, que serve para editar colunas de um grid em massa. Primeiro processo que deve ser feito é consultar ou habilitar o recurso de nome "Bulk editing in grids" (Edição em massa em grades): Se tiver dúvida de como faz para habilitar um novo recurso, consulte o passo a passo no link abaixo. Ativar Recurso no D365FO - Feature Management O processo de atualização é bem simples, basta selecionar duas ou mais linhas de um grid, clicar em "Editar Linhas Selecionadas" no canto do grid e selecionar a coluna e a informação a ser alterada. Vou exemplificar para alterar a informação na tela de "Todas as Ordens de Serviço", selecionando linhas do grid, conforme a imagem: Basta clicar no canto direito do grid nos "3 pontinhos" e selecionar "Editar linhas selecionadas", irá abrir uma nova tela: Neste exemplo, selecionei o campo de "Nível de Serviço" e coloquei com o va

D365FO - Gerenciamento de Ativo / Asset Management - Criar Ativo - Parte 02

Esta é a segunda parte de uma sequencia de textos sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO. Na primeira parte falamos um pouco sobre o módulo e os conceitos sobre Locais Funcionais e Ativos. Abaixo link para acessar a primeira parte: Parte 01 - Gerenciamento de Ativo Ativo: O Ativo, nada mais é do que a "coisa" que empresa pretende controlar, com gestão do ativo e manutenção, podemos citar exemplos como: - Máquinas - Equipamentos - Veículos  Para a criação de um novo ativo temos duas formas de fazer. A primeira é diretamente no módulo de Gerenciamento de Ativo. Clicando em Gerenciamento de Ativo Ao clicar em "Criar" irá abrir uma nova tela, conforme imagem abaixo: Destacado na imagem consta as informações que são obrigatórias como "Local Funcional" e "Tipo de Ativo", outras são opcionais como "Fabricante" e "Modelo". Outra forma de criar um Ativo no Módulo de Gerenciament