Esta é a mais uma parte de uma sequencia de textos sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO.
Na parte 09 mostrei um passo a passo de como efetuar a configuração do Plano de Manutenção, agora neste texto vamos executar/rodar o Plano de Manutenção e analisar o resultado criando as Ordens de Serviço.
Se você quiser saber mais sobre os textos de Gerenciamento de Ativo (Asset Management), segue os Links:
Parte 01 - Gerenciamento de Ativo
Parte 03 - Criar Solicitação de Manutenção
Parte 04 - Gestão da Solicitação de Manutenção
Parte 05 - Criar Ordem de Serviço - Manutenção
Parte 06 - Gerir ordem de Serviço - Manutenção
Parte 07 - Atualizar Estado da SM via OS
Parte 08 - Envio de E-mail via Power Automate
Parte 09 - Configurar Plano de Manutenção
Rodar/Executar o Plano de Manutenção
Para rodar o plano, basta acessar o caminho Gerenciamento de Ativo -> Periódicos -> Manutenção Preventiva -> Agendar Planos de Manutenção.
Abrindo a tela abaixo:
Você deve selecionar qual o período (Dia, Semana, Mês, Trimestre ou Ano) qual a "Frequência" e clicar em OK.
Lembrando que como a maioria dos processos no D365FO, este também é possível executar em LOTE, deixando uma recorrência.
Ao executar, o D365FO irá criar as necessidades planejadas.
Agendamento de Manutenção
Após rodar o plano, serão criadas linhas na tela de Agendamento de Manutenção no caminho abaixo Gerenciamento de Ativo -> Agendamento de Manutenção -> Todos os Agendamentos de Manutenção
Note que na tela temos um campo de "Tipo de Referência" ele serve para informar se a linha existente no agendamento é proveniente de uma "Solicitação de Manutenção" ou de um "Plano de Manutenção", como queremos ver o resultado do Plano que foi rodado, irei filtrar a tela para aparecer apenas "Plano de Manutenção', conforme imagem:
Note que como foi executado apenas o Plano para o período de 1 Mês, as necessidades criadas serão apenas do período de 1 mês.
Criar Ordem de Serviço
Você deve estar me perguntando, "Mas e ai, o que eu faço?"
A resposta é a criação da Ordem de Serviço, para isto basta selecionar as linhas e clicar no botão de "Criar - Ordem de Serviço", conforme imagem:
Irá abrir a tela abaixo:
Nesta tela que temos a opção de criar uma Ordem de Serviço para cada necessidade (como está na imagem acima) ou podemos agrupar as linhas de necessidades em apenas uma Ordem de Serviço, clicando em "Uma Ordem de Serviço por" e depois selecionar a condição para agrupamento que pode ser por Ativo, por Plano, Data entre outras opções que podemos ver na imagem acima.
Ao confirmar o D365 irá criar as Ordens de Serviços.
Agora é só verificar os textos que já publiquei que fala mais sobre a gestão e a manutenção da Ordem de Serviço.
O que achou? Deixe seu comentário e sugestões para próximos textos.
Espero ter ajudado...
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