Pular para o conteúdo principal

D365FO - Gerenciamento de Ativo/Asset Management - Gestão da OS - Parte 06

Esta é a mais uma parte de uma sequencia de textos sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO.

Na primeira parte falamos um pouco sobre o módulo e os conceitos sobre Locais Funcionais e Ativos.

Na segunda parte trouxe um passo a passo para a criação de um ativo no Módulo de Gerenciamento de Ativo.

Na terceira parte temos um passo a passo para a criação das Solicitações de Manutenção.

Na quarta parte falamos sobre a gestão da Solicitação de Manutenção.

Já na quinta parte temos um passo a passo para a criação da Ordem de Serviço, seja manual ou via SM.

Abaixo link para acessar as outras partes:


Parte 01 - Gerenciamento de Ativo

Parte 02 - Criar Ativo

Parte 03 - Criar Solicitação de Manutenção

Parte 04 - Gestão da Solicitação de Manutenção

Parte 05 - Criar Ordem de Serviço - Manutenção


Neste texto vamos falar sobre a gestão da Ordem de Serviço.


Atualizar Estágio/Status da Ordem de Serviço

Sempre é necessário que seja feita a atualização do Estágio/Status que está a Ordem de Serviço, por exemplo assim que for iniciado o atendimento, podemos alterar de "Criado" para "Em Atendimento".

Para isto basta clicar em "Atualizar o Estado da Ordem de Serviço":





Irá abrir a tela abaixo:








Lembrando que os estágios/status da Ordem de Serviço é configurado, tanto o nome, como as funcionalidades que cada um pode ter (já falamos sobre nos textos anteriores).


Definir um "Responsável" ou "Grupo de Responsável":

Outra informação que pode ser inserida ou atualizada na OS é a definição de "Grupo de responsável" e/ou "Responsável", conforme imagem:




Importante: Para que seja possível inserir um Grupo, deve ser feito um cadastro prévio e para que seja possível inserir um "Responsável" ele deverá ser cadastrado como um "Trabalhador de manutenção", detalhes sobre estes cadastros foram citados na Parte 04, com o link abaixo:


Parte 04 - Gestão da Solicitação de Manutenção


Atualizar e/ou Informar Falhas

Outra informação que pode ser inserida ou atualizada na Ordem de Serviço, são as informações de falhas, conforme imagem:





Assim é possível inserir, entre outras informações um "Sintoma de Falha", "Tipo de falha" até mesmo uma "Causa de Falha".


Tempo de Inatividade de Manutenção

Em muitos casos, o Ativo que necessita da manutenção, ficou inativo e você quer efetuar o registro deste tempo de inatividade seja emergencial ou planejada, para isto deve clicar no caminho e tela abaixo:




Na tela de "Tempo de Inatividade de Manutenção", você deve cadastrar uma ou mais linha com o dia e horário de início e fim que o Ativo/Máquina ficou inativa/parada.

É possível inserir um "Código de Motivo" que pode ser gerenciado e sair em relatórios e análises posteriores.


Bom existem outras diversas informações que podem ser gerenciadas, ajustadas ou inseridas na Ordem de Serviço, mas ficamos por aqui.

Nos próximos textos vamos falar sobre os demais controles e funções que o módulo disponibiliza.


O que achou? Deixe seu comentário e sugestões para próximos textos.


Espero ter ajudado...

Oswaldo Vecci

MCT - Consultor Funcional

Ajudando empresas na melhoria de seus processos e sistemas, otimizando tempo e reduzindo custo. Orientando pessoas no aprimoramento de seus conhecimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

D365FO - Gerenciamento de Ativo - Asset Management - Parte 01

Este texto tem como objetivo ser o primeiro de uma série de textos que irei fazer sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO. O Gerenciamento de Ativo tem como função fazer a gestão dos ativos da empresa como máquinas, equipamentos, veículos entre outros e os seus trabalhos de manutenção seja elas preventivas, corretivas ou emergenciais.  Este módulo é integrado com os demais módulos do D365FO como o módulo de Ativo Fixo, Compras, Recursos Humanos entre outros, e também com Power Platform, como por exemplo a utilização de Apps (via Power Apps) para a criação de solicitações de manutenção. Para começar, vamos falar sobre Locais Funcionais e Ativos dois conceitos e cadastros importantes para o pleno funcionamento do Módulo de Gerenciamento de Ativo. Locais Funcionais: Os Locais Funcionais tem o conceito de ser um agrupamento de Ativos ou até mesmo um nível superior, resumidamente são os "locais" onde serão instalados "A

D365FO - Edição em Massa em Grades / Bulk Editing in Grids

Neste texto vamos falar de uma funcionalidade disponibilizada na versão 10.38, que serve para editar colunas de um grid em massa. Primeiro processo que deve ser feito é consultar ou habilitar o recurso de nome "Bulk editing in grids" (Edição em massa em grades): Se tiver dúvida de como faz para habilitar um novo recurso, consulte o passo a passo no link abaixo. Ativar Recurso no D365FO - Feature Management O processo de atualização é bem simples, basta selecionar duas ou mais linhas de um grid, clicar em "Editar Linhas Selecionadas" no canto do grid e selecionar a coluna e a informação a ser alterada. Vou exemplificar para alterar a informação na tela de "Todas as Ordens de Serviço", selecionando linhas do grid, conforme a imagem: Basta clicar no canto direito do grid nos "3 pontinhos" e selecionar "Editar linhas selecionadas", irá abrir uma nova tela: Neste exemplo, selecionei o campo de "Nível de Serviço" e coloquei com o va

D365FO - Gerenciamento de Ativo / Asset Management - Criar Ativo - Parte 02

Esta é a segunda parte de uma sequencia de textos sobre o módulo de Gerenciamento de Ativo (Asset Management) do ERP da Microsoft, Dynamics 365 FO. Na primeira parte falamos um pouco sobre o módulo e os conceitos sobre Locais Funcionais e Ativos. Abaixo link para acessar a primeira parte: Parte 01 - Gerenciamento de Ativo Ativo: O Ativo, nada mais é do que a "coisa" que empresa pretende controlar, com gestão do ativo e manutenção, podemos citar exemplos como: - Máquinas - Equipamentos - Veículos  Para a criação de um novo ativo temos duas formas de fazer. A primeira é diretamente no módulo de Gerenciamento de Ativo. Clicando em Gerenciamento de Ativo Ao clicar em "Criar" irá abrir uma nova tela, conforme imagem abaixo: Destacado na imagem consta as informações que são obrigatórias como "Local Funcional" e "Tipo de Ativo", outras são opcionais como "Fabricante" e "Modelo". Outra forma de criar um Ativo no Módulo de Gerenciament